A Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou o requerimento apresentado pela deputada Bruna Furlan (PSDB) que propõe a realização de audiências públicas nos municípios sedes das Diretorias Regionais de Saúde (DRS). Aprovação aconteceu nesta quarta-feira (26) durante reunião do colegiado na Alesp.
Como presidente da Comissão da Saúde, Bruna Furlan quer ouvir as demandas dos 645 municípios paulistas. O objetivo é conhecer os problemas enfrentados por essas cidades e intermediar possíveis soluções junto ao Governo Estadual.
“Nós já realizamos audiências em nove regiões do Estado: em Registro, Barretos, Presidente Prudente, Bauru, Taubaté, São João da Boa Vista, Ribeirão Preto, e mais recentemente em Santos e Campinas. Essas Diretorias Regionais de Saúde englobam 282 municípios do Estado”, citou se referindo às visitas realizadas entre 2023 e 2024, período em que já estava à frente da Comissão.
As próximas audiências públicas, que devem acontecer entre o segundo semestre de 2025 e primeiro semestre de 2026, vão percorrer os municípios de Araçatuba, Araraquara, Franca, Marília, Piracicaba, São José do Rio Preto, Sorocaba e Grande São Paulo. As datas dos eventos ainda serão definidas de acordo com a disponibilidade dos Diretorias Regionais de Saúde.
“Com isso, teremos percorrido as 17 Diretorias Regionais de Saúde ouvindo secretário municipais de Saúde, prefeitos, vereadores, gestores de hospitais públicos e privados com atendimento do SUS e outros equipamentos de Saúde e conselheiros municipais. Tudo isso com a perspectiva de traçarmos um diagnóstico da Saúde em todas as regiões do Estado, contribuindo assim com o trabalho desta Comissão em busca do aperfeiçoamento e atendimento da população paulista”, ressaltou a deputada ao finalizar a reunião do colegiado na Alesp.