Nesta semana, em visita a Barueri, o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) esteve com a deputada federal Bruna Furlan (PSDB) para discutir sobre a extensão das marginais da Castelo Branco, entre os Km 23 e 32.
O projeto executivo para expansão das pistas já foi aprovado pela Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte) e a obra está orçada em R$900 milhões. Meta é desafogar o trânsito na rodovia no trecho que vai de Barueri, Itapevi, Jandira, Parnaíba até próximo à entrada de Araçariguama.
Hoje, as marginais da Castelo começam na altura do Cebolão, na Capital, e seguem até o Km23, na entrada de Alphaville, em Barueri. Essa primeira etapa foi inaugurada em 25 de janeiro de 2001 pelo então governador em exercício Geraldo Alckmin (PSDB).
Na época, foram investidos R$ 180 milhões, por parte da concessionária Viaoeste (que administra o sistema Castello Branco/Raposo Tavares) em 11 quilômetros de extensão com quatro faixas de rolagem e capacidade para receber até 12,6 mil automóveis por hora.
O vice-governador explicou a Bruna Furlan que duas grandes obras para região estão para sair do papel. A primeira e que terá prioridade será a nova entrada de Osasco pela Castelo Branco. Já a segunda será a extensão das marginais até o km 32.
Rodrigo Garcia explicou que isso depende “de um entendimento com a ViaOeste/CCR. “Quando assumimos, o governo do estado, sabíamos do enorme imbróglio jurídico que seria essa discussão com a concessionária da rodovia. A gente chama isso de passivo regulatório, é um contrato que depende de várias ações pra que você consiga incluir novas obras nesse contrato”. O vice-governador disse que há anos está sendo debatido no Estado recursos para atender esta demanda. “Queremos fazer isso ainda em 2021”, concluiu.
Autoridades acompanharam visita de Rodrigo Garcia à região
Em visita às duas cidades, Osasco e Barueri, o vice-governador Rodrigo Garcia foi acompanhado por diversas autoridades da região. A visita à sede do Diário da Região, em Osasco, contou com a presença do prefeito Rogério Lins; da vice-prefeita Ana Maria Rossi e seu marido o ex-prefeito Francisco Rossi; do secretário da Cultura Cláudio da Locadora, do presidente da Câmara Municipal Ribamar Silva e do vereador Délbio Teruel, além de Pedro Sotero, presidente municipal do DEM, mesmo partido do vice-governador. Também acompanharam a visita Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional do estado de São Paulo; Bruna Furlan, deputada federal; Josias da Juco, vereador de Osasco; Alex da Academia, secretário adjunto da Secretaria da Habitação; Sérgio Redó, presidente da Associação Paulista de Imprensa; Maurício Soares, delegado titular da Seccional de Osasco; Antônio Júlio Baltazar, jornalista da rádio Nova Difusora; Wanderley Berrocozo, proprietário do Correio Paulista; Armando Gonçalves, jornal Fênix; Cláudia Azevedo, proprietária do jornal Giro S/A; e os jornalistas Graciela Zabotto (Diário da Região), Vanessa Dainesi (Giro S/A), Thiago Simpatia (rádio Nova Difusora), Nilson Martins (TV Osasco), Robson Donizete (Correio Paulista) e Euds Consoli (ConecTV).