Nesta quinta-feira (25), os vereadores de Carapicuíba aprovaram de forma relâmpago, durante a sessão da Câmara Municipal, a entrada do município no Consórcio Intermunicipal CEMMIL, que reúne 13 cidades do interior de São Paulo. A segunda votação da proposta durou cinco minutos.
Apenas três parlamentares votaram contra: Vanessa Maia (PSDB), Professor Naldo (PT) e Flavinho Ampermag (PSD). Outros dois vereadores, Professor Ladenilson (MDB) e Beserra (Republicanos), que se abstiveram na primeira votação, nesta quinta-feira escolheram votar a favor.
Em geral, os consórcios entre municípios são feitos para que a região onde eles estão situados trabalhe de forma conjunta para resolver problemas comuns. Isso causou a surpresa. Carapicuiba não tem problemas iguais aos das cidades do Cemmil.
O Consórcio CEMMIL é composto por 13 cidades do Interior do estado e fica a quase 200 quilômetros de distância de Carapicuiba: Arara, Pirassununga, Mococa, Leme, São João da Boa Vista, Casa Branca, Mogi Mirim, Espírito Santo do Pinhal, Amparo, Vargem Grande do Sul, Mogi Guaçu, Aguaí, São José do Rio Pardo,
Na sessão anterior, vereadores de oposição disseram que a única lógica para Carapicuíba integrar um Consórcio de cidades do Interior seria a possibilidade de expansão de território para a campanha do ex-prefeito Marcos Neves que, neste ano, disputa uma vaga para deputado estadual. A prefeitura não se manifestou.