A Câmara Municipal de Cotia aprovou, durante a sessão ordinária do último dia 29, o Projeto de Decreto Legislativo nº 47/2025, de autoria do vereador Silvio Cabral, que concede o título de Cidadão Cotiano ao ex-ministro e político José Dirceu.
Na justificativa, o vereador Silvio Cabral explicou que o projeto reconhece os serviços prestados por José Dirceu ao município de Cotia. Natural de Passa Quatro (MG), nascido em 16 de março de 1946, ele vai receber um diploma simbólico da homenagem. Os custos da entrega serão pagos pela Câmara, conforme dotação orçamentária específica.
José Dirceu foi deputado estadual em São Paulo entre 1987 e 1991 e deputado federal por três mandatos, de 1991 a 2005. Também ocupou o cargo de ministro-chefe da Casa Civil no primeiro governo Lula, em 2003. É um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), onde foi secretário-geral e presidente em quatro mandatos.
A proposta foi aprovada com 14 votos favoráveis, nenhuma rejeição e três abstenções. Votaram a favor os vereadores: Alexsandre Santos Ramos (SD), Dr. Castor Andrade (PDT), Fábio Ribeiro Ferreira (PDT), Felipe Augusto Araújo (PP), Genilton Santos da Silva (PDT), Hernane da Silva Machado (PP), Luis Henrique da Silva Tinoco (Mobiliza), Marcelo Pereira Cordeiro (PDT), Márcio da Silva Prates (Mobiliza), Rafael Fernandes Dantas (Republicanos), Rui Gomes (PSB), Sérgio Luiz de Freitas (PSB), Silvio Cabral (PT) e Yago Bezerra Neres (União).
Os vereadores Almir Rodrigues da Rocha (PL), Johny da Silva Santos (PL) e Osmar Danilo da Silva (Republicanos) se abstiveram da votação. Nenhum parlamentar votou contra.
Com a aprovação, o Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação e José Dirceu receberá oficialmente o título de Cidadão Cotiano em cerimônia que será marcada pela Câmara Municipal.