Na manhã desta sexta-feira (3) aconteceu, na sede do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste da Grande São Paulo), reunião com os presidentes das Câmaras Municipais das 12 cidades que compõem o Consórcio.
O encontro foi coordenado pelo presidente da entidade, prefeito Josué Ramos, de Vargem Grande Paulista.
Josué sugeriu a retomada da Câmara Oeste de Vereadores. Ele ressaltou as parcerias do Cioeste em andamento com os governos federal e estadual e disse que a meta é trabalhar para buscar soluções regionais e o apoio dos vereadores é fundamental.
O Cioeste já é uma potência. Formado pelos municípios de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque, Araçariguama e Vargem Grande Paulista, o Consórcio responde por uma região que conta com mais de 3 milhões de habitantes distribuídos em uma área superior a 1.000 km².
As cidades que integram o Cioeste contribuem com aproximadamente 3% do PIB Nacional e 10% do PIB estadual, consolidando-se como o maior consórcio intermunicipal do país em importância socioeconômica.
Parte das cidades na área de abrangência do Cioeste ficam dentro da Grande São Paulo. Essa Região Metropolitana da Capital concentra 47% de todo o eleitorado do estado de São Paulo. O que lhe confere também importância no cenário eleitoral paulista.
Somar os trabalhos do Cioeste, que reúne prefeitos da 12 cidades, ao da Câmara Oeste, que reunirá os quase 300 vereadores, amplia a possibilidade de solução de problemas comuns neste municípios, como enchentes, segurança, Saúde, Educação, Habitação, dentre outros.
Ficou acordado, nesta sexta-feira (3), que será realizada reunião, dia 13, para a eleição do presidente e membros da Câmara Oeste.