Após cerca de nove meses realizando sessões online por causa da pandemia do novo Coronavírus as Câmaras Municipais retornam do recesso parlamentar, nesta terça-feira, 2, e começam 2021 com as sessões presenciais, seguindo todos os protocolos sanitários recomendados pelas autoridades como, por exemplo, distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel.
A presença do público não será permitida, mas as sessões poderão ser acompanhadas pelos canais oficiais de cada Câmara Municipal, já que todas transmitirão a volta dos trabalhos legislativos.
A maratona começa às 9h com transmissão da Câmara Municipal de Itapevi. Às 9h30 começa a sessão ordinária da Câmara Municipal de Barueri. Às 10 horas tem início a transmissão da Câmara Municipal de Osasco. Já às 14 horas acontece a sessão da Câmara Municipal de Jandira, mesmo horário do retorno da Câmara de Santana de Parnaíba. Para encerrar o dia, a partir das 19h, o munícipe pode acompanhar a volta da Câmara de Carapicuíba.
O retorno dos trabalhos legislativos também marca a escolha dos membros das comissões parlamentares. Em Osasco, por exemplo, serão escolhidos os integrantes das nove comissões que discutem os projetos de cada área, emitem opinião técnica e sugerem a aprovação ou rejeição das matérias antes de serem votadas em plenário. Cada comissão conta com cinco membros que são renovados a cada dois anos.