A prefeitura de Carapicuíba publicou deliberação autorizando a abertura de buffets e salões de festas. Para a decisão a Comissão Administrativa de Enfrentamento ao Coronavírus da cidade considerou a própria determinação do governo do estado onde “na seção “Protocolos Setoriais” do Plano São Paulo os protocolos sanitários descrevem o subsetor “Eventos Culturais e de entretenimento” da seguinte forma: “estabelecimentos e empresas aos quais se aplica: (…) festas, (…) organizadores de eventos, prestadores de serviços para estes eventos, entre outros”. Além do uso obrigatório de máscaras e a disponibilização de álcool em gel, os locais deverão seguir protocolos para a reabertura.
Eles poderão funcionar seis dias por semana, durante 8h diárias em horário livre, corrido ou fracionado, com encerramento das atividades até as 22h. A entrada das pessoas será controlada com uso de termômetro infravermelho e não será permitido o acesso daqueles que apresentarem temperatura acima de 37,8°.
As mesas de convidados deverão estar distantes 2 metros uma da outra. Já as mesas de decoração deverão usar bolo fake. Para brinquedos infantis coletivos como, por exemplo, brinquedão, cama elástica e escorregador, será permitida a entrada de crianças a partir de 4 anos de idade, sem contato físico com o monitor do brinquedo.
A permanência no brinquedo deverá ser individual e após o uso de cada criança, o brinquedo deverá ser higienizado com álcool 70%. Brinquedos de uso coletivo que possibilitem distanciamento de 1,5 metros como roda gigante, carrossel, jogos manuais e eletrônicos deverão ser higienizados com álcool 70% após o uso de cada pessoa. Já a famosa piscina de bolinhas está proibida. A retomada é autorizada para regiões que estejam há mais de 28 dias na fase Amarela.