Durante sessão ordinária da Câmara de Carapicuíba o vereador professor Naldo (PT) questionou a credibilidade da OS (Organização Social) Mahatma Gandhi, que assumiu a administração do Pronto Atendimento Bruno Covas, inaugurado no domingo (30) no Jardim Planalto.
O parlamentar denunciou que a OS tem diversos processos judiciais. “Só para ter ideia, em 2001 houve uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde do Rio de Janeiro que resultou na prisão dos empresários envolvidos no esquema de fraude e corrupção”, revelou o petista.
“Mahatma Gandhi. É só você colocar na internet que o que mais tem é processo. Quando vem uma OS na cidade ou qualquer tipo de empresa, não é feita uma investigação idônea da empresa?”, questionou na tribuna.
A OS Mahatma Gandhi foi contratada para administrar o PA pelo valor de R$ 30 milhões por ano. “Se você pegar esse valor, dá em torno de R$ 2,8 milhões por mês. Muitas pessoas podem pensar que é muito dinheiro, mas para as promessas que foram feitas, eu quero ver que mágica eles vão fazer”, finalizou professor Naldo.
Em uma rápida pesquisa realizada na internet, a OS Mahatma Gandhi aparece como requerida em 17 processos envolvendo erro médico ou danos morais, de acordo com o TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo).
Segundo o Tribunal, entre 2019 e 2021, a organização foi acionada sete vezes por erro médico nas cidades de Barretos (um caso), Bebedouro (dois casos) e Catanduva (quatro casos), cidade sede da empresa.
Em relação aos casos de danos morais, foram dez processos encontrados no sistema do TJ-SP. As ações aconteceram também em Barretos (dois casos), Bebedouro (dois casos) e Catanduva (seis casos). Os processos foram iniciados entre 2020 e 2023.
O atendimento no Pronto Atendimento do Jardim Planalto começou na segunda-feira (31). O novo equipamento tem mais de 3.566 metros quadrados de área construída e é três vezes maior que o PS Vila Dirce, que foi fechado para receber obras de reforma e, futuramente, abrigar novos serviços de saúde.
O PA Bruno Covas oferece serviços de odontologia, atendendo a emergências das 10 às 22 horas, e consultórios de ortopedia, que funcionarão 24 horas. Também conta com cinco consultórios para atendimento clínico a adultos e mais dois consultórios pediátricos.