Vereador eleito para seu primeiro mandato na Câmara de Osasco, Carmônio Bastos (Podemos) disse, em entrevista ao Diário, que vai defender a instalação de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) na região Central. Segundo ele, a UPA Centro está sobrecarregada. “A UPA aqui é lotada. Poderíamos ter uma UBS. Então vamos lutar por uma UBS aqui no Centro, isso seria essencial para aliviar um pouco a UPA”.
Carmônio assumiu a cadeira no legislativo osasquense prometendo defender três áreas: esportes, educação e saúde. Para essa última o parlamentar tem outro projeto: criar um aplicativo para agendamento de consultas e facilitar a vida dos munícipes, como ele mesmo definiu.
“Por meio do App o munícipe não vai precisar pegar fila para marcar um clínico geral. Ele pode estar na casa dele, entrar no aplicativo e acessar o agendamento de consulta. Daí ele olha e não tem vaga na UBS da Vila Yara, mas ele olha na UBS de Presidente Altino e consegue agendar. Com aplicativo será possível saber automaticamente onde tem vaga e o morador escolhe onde quer passar. É uma informatização maior. Imagina não precisar enfrentar fila para marca uma consulta. Seria o sonho de qualquer um que Osasco tivesse o App da Saúde”, finalizou.
Ainda na área da Saúde Carmônio criticou a forma como hoje é feita a indicação ao cargo de gestor de UBS. Hoje, segundo ele, quem sugere o nome para gerir as Unidades Básicas de Saúde são os próprios vereadores. “Eu sou contra e acho que o maior problema que temos hoje na Saúde é a questão do atendimento. Por exemplo, a pessoa pensa: “eu fui colocado aqui pelo Carmônio então vou seguir as prioridades do Carmônio”. Eu defendo que essa indicação seja feita pelo governo”, explicou.