A Prefeitura de Osasco, em parceria com a empresa Betano, recebeu a Carreta de Mamografia Laço Rosa. O veículo fica até terça-feira (28) no estacionamento do Geodésico, na avenida Eucalipto, 281, Cidade das Flores. Serão disponibilizados gratuitamente 160 exames de mamografia para usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama e reforçar a importância da prevenção.
A ação acontece das 9h às 17h e as interessadas devem se inscrever pelo site www.mamografiasalva.com.br. As vagas são limitadas e a inscrição não garante o agendamento imediato. A confirmação será realizada posteriormente pela equipe voluntária, exclusivamente via WhatsApp, para as participantes que obtiverem horário confirmado.
Os exames são destinados prioritariamente a mulheres com 40 anos ou mais. Pacientes com menos de 40 anos poderão ser atendidas mediante apresentação de pedido médico e indicação clínica. Casos com sintomas serão priorizados, respeitando a ordem de inscrição. No dia do exame, é obrigatória a apresentação do RG e do Cartão do SUS.
“Está escrito no art 176 da constituição federal, que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado, mas na prática sabemos que não é bem assim e que as desigualdades definem quem vive e quem morre. Próximo de completar 15 anos de atuação da Laço Rosa, com inúmeras batalhas para políticas de saúde mais justas, é gratificante tirar do papel, com incentivo da iniciativa privada, um projeto corajoso de doar mais de 3.000 exames porque quando empresas entendem a força do ESG para gerar impacto positivo o resultado é a transformação social”, destaca Marcelle Medeiros, presidente da Fundação Laço Rosa.