Na manhã de quarta-feira (20), aconteceu a cerimônia de inauguração da Casa de Passagem do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste da Grande São Paulo).
Um dos principais projetos do Consórcio, o local servirá como abrigo provisório para mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
Aprovada em assembleia de prefeitos do Cioeste, a Casa de Passagem visa atender mulheres que precisam de um refúgio temporário, de curta duração, longe de seus agressores.
O Consórcio conta com outro projeto de apoio a mulheres vítimas de violência doméstica, a Casa Abrigo, um local para longa permanência, criado há seis anos.
Durante a inauguração, a coordenadora da Câmara Técnica (CT) de Gênero do Cioeste, Luciana Ribeiro relembrou o processo de criação da Casa de Passagem, um projeto que vem sendo discutido há dez anos, desde o início do Cioeste.
A Casa de Passagem começou a se tornar realidade em fevereiro deste ano, quando a diretora da DRADS (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social), órgão da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo, Ana Paula Souza Romeu, se reuniu com as equipes da Câmara Técnica (CT) de Assistência Social e do Grupo de Trabalho (GT) de Gênero.
Na ocasião, Ana Paula falou sobre os encaminhamentos e prazos para a implantação da Casa de Passagem, e ressaltou o investimento de 50% de contrapartida, por parte do Governo do Estado.
Mais que acolher vítimas de violência doméstica, a Casa de Passagem visa garantir a integridade física e emocional dessas mulheres, além de apoiá-las no enfrentamento à violência, com a promoção de direitos e o fortalecimento da cidadania, de modo que elas consigam romper o ciclo de violência em que estão inseridas.
O evento contou com a presença do presidente do Cioeste e prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos; da vice-prefeita de Cotia, Angela Maluf; do vice-prefeito de Itapevi, Teco Godoy; do secretário Executivo do Cioeste, Jorge Lapas; da vice-prefeita de Santana de Parnaíba, Rosalia Dantas; da presidente da CT de Educação do CIOESTE, e secretária de Educação de Vargem Grande Paulista, Soeli Ramos; da secretária da Mulher de Vargem Grande Paulista, Dra. Larissa Canavez; da secretária dos dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher de Cotia, Olympia Graça de Navasques Marcelino; da secretária de Direitos Humanos de Cidadania de Itapevi, Renata dos Santos Silva; da delegada de Itapevi, doutora Patrícia Barros; e da presidente do Instituto Cecília Meireles, Eliete Ferreira Valentim, dentre outras autoridades.
Fotos: