Na sexta-feira (26) aconteceu mais uma reunião da Câmara Técnica (CT) de Meio Ambiente do CIOESTE, sob coordenação do secretário de Planejamento de Meio Ambiente de Vargem Grande Paulista, Aureo Antonio Fiorita.
A atividade contou com a presença de profissionais do DHI Group, da Dinamarca, que irá realizar, em consórcio com a empresa francesa Mayane, estudos para consultoria destinados ao enfrentamento a enchentes (feitos pelo DHI), e deslizamentos (pela Mayane), em cidades do bloco coberto pelo CIOESTE.
Os estudos resultam de parceria firmada entre o Consórcio e o Euroclima, e serão voltados a apontar ações de enfrentamento à mudança climática, visando reduzir a vulnerabilidade das áreas escolhidas para intervenção.
As contratações das empresas consultoras serão de responsabilidade da Agência Francesa de Desenvolvimento, que se tornará responsável pela prestação de contas do custo de €1mi das consultorias, junto à União Europeia.
A coordenadora do projeto, Silvia Leirião, de Portugal, apresentou objetivos, âmbito do trabalho, fases de desenvolvimento e produtos finais da consultoria do DHI.
Explanando ainda sobre as visitas de campo já realizadas em áreas conturbadas entre Osasco e Carapicuíba (Km 21), Barueri e Osasco (Jd. Mutinga) e também em áreas de São Roque (Guaçu e São João Velho) e Araçariguama (Santa Ela e Tanque Velho), todas candidatas a integrar o estudo.
Membro do DHI e especialista em recursos hídricos, o dinamarquês Roar Jensen também acompanhou a visita. Além de três áreas do CIOESTE, também será beneficiada uma localidade de Córdoba, na Argentina.
Dentre os produtos finais do estudo, haverá o plano de gerenciamento de risco de inundação com mapeamento de classes de perigo e vulnerabilidade das áreas, bem como projetos de soluções de desenvolvimento urbano para redução de riscos.
Participaram do encontro o presidente do CIOESTE e prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos, o secretário executivo do Consórcio, Jorge Lapas, os diretores Carlos Abrão (Programas e Projetos), Mauro Sérgio (Comunicação), além de técnicos e secretários das prefeituras ligadas ao Consórcio.
Fotos: