O Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste) publicou uma nota de repúdio ao caso de preconceito sofrido pelo jogador Vini Júnior do Real Madrid e da seleção brasileira. Os atos racistas ocorreram na Espanha, domingo (21), durante partida do Campeonato Espanhol, em Valência, por torcedores rivais.
“O Cioeste, aqui representado por seu Grupo de Trabalho (GT) de Igualdade Racial, se solidariza com o jogador brasileiro Vinícius Júnior que foi, mais uma vez, vítima de xingamentos racistas em partida de futebol pela La Liga, na Espanha. Repudiamos o fato de o preconceito racial ainda encontrar forças em pleno século XXI e esperamos que atitudes concretas sejam tomadas contra a ocorrência de episódios como este”, relatou o Consórcio em nota.
Durante a derrota da equipe do Real Madrid para o Valencia por 1 a 0, Vini Jr. escutou insultos racistas e gritos de “macaco” vindos das arquibancadas, gritados por milhares de torcedores. Em seguida, o brasileiro foi atacado por um jogador adversário com um golpe de enforcamento. Se não bastasse, Vini Jr. ainda expulso de campo.
Após 24 horas do episódio de racismo, o clube espanhol lançou uma nota condenando o ato contra Vini Jr. e informando que acionou a Procuradoria-Geral do Estado para que os fatos sejam investigados.
O CiOeste é formado pelos municípios de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque, Araçariguama e Vargem Grande Paulista.