No próximo dia 25, o.Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste da Grande São Paulo) irá participar da reunião do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento com o deputado André do Prado, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Segundo o secretário executivo do Cioeste, Jorge Lapas, três pautas devem ser apresentadas pela região, dentre elas a criação da chamada “Muralha Digital” que interliga todas as Guardas Municipais das maiores cidades que compõem o Cioeste.
A proposta consiste em implantar uma espécie de Central de Monitoramento que consiga operar de forma regional com abastecimento das câmeras de Osasco, Carapicuíba, Barueri, Itapevi, Jandira, Cotia dentre outros municípios.
Com a “Muralha Digital”, um motoqueiro que pratique um assalto em Osasco e fuja para Carapicuuba, por exemplo, poderá ser acompanhado pelas câmeras inclusive quando ultrapassar a divida das cidades. Isso permite acionar viaturas da GCM, ou da Polícia Militar que estejam no trajeto do bandido.
Já as outras duas reivindicações são o pedido de uma nova entrada para Carapicuíba pela rodovia Castelo Branco e obras de infraestrutura que reduzam o trânsito na Raposo Tavares entre Cotia e São Paulo.