O atual secretário da Educação de Osasco, Cláudio Piteri, é um dos principais nomes para assumir o lugar de Celso Furlan em Barueri.
A informação não havia sido oficializada pela prefeitura de Barueri até a publicação desta matéria. Mas, o prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, publicou nota de agradecimento a Piteri em suas redes sociais, comunicando a saída do secretário.
Informações preliminares apontam que Cláudio Piteri teria se encontrado com o prefeito Beto Piteri e estaria disposto a aceitar o desafio.
O ensino municipal de Barueri é reconhecido como um dos melhores da região Oeste da Grande São Paulo, com pedagogia moderna e tecnologia de ponta em sala de aula. A remuneração dos professores também é maior em relação às cidades do entorno.
Cláudio Piteri está à frente da Secretaria da Educação de Osasco desde julho de 2021 quando foi nomeado pelo então prefeito Rogério Lins. Ele segue na atual gestão agora sob o comando de Gerson Pessoa, que pertence ao mesmo grupo político de Lins.
Caso Piteri aceite o convite o secretário-adjunto José Toste deve voltar ao comando da Pasta que chegou a chefiar antes da nomeação de Piteri.
Piteri assumiu a Secretaria em plena pandemia do coronavírus e com uma batata quente nas mãos: a retomada das aulas presenciais que foram suspensas pelo governador João Doria para conter a Covid-19. O ensino remoto foi adotado por mais de um ano a partir de março de 2020.
Cláudio Piteri é advogado, professor universitário do curso de Direito, foi vereador em Osasco por cinco mandatos e presidente da Câmara Municipal. Durante 9 anos trabalhou na direção da Fundação Casa do governo do Estado de São Paulo. Piteri é filho do ex-prefeito de Osasco Guaçu Piteri.