Em seu primeiro discurso como prefeito de Barueri, Beto Piteri (Republicanos) ressaltou que seu governo será um governo humanizado e feito para o povo.
O republicano pediu apoio da Câmara Municipal para que os Poderes Executivo e Legislativo possam trabalhar juntos pelos próximos quatro anos. “Eu quero também convocar a Câmara Municipal e pedir: vamos juntos porque o nosso compromisso é com o povo de Barueri”.
Na prática, a mensagem de Beto Piteri foi um pedido aos vereadores de oposição. Nas eleições do ano passado, nove parlamentares que estavam na coligação do então candidato Gil Arantes foram eleitos para o pleito deste ano: foram três do União Brasil, desses, Zé Baiano voltou ao grupo de Beto Piteri; dois do PL, que também tem Hélio Júnior que voltou à base governista de Beto Piteri; um do PSD; um do PRD; um do PP e um do Mobiliza.
O prefeito Piteri também falou sobre a transferência de voto de Furlan para sua candidatura. “Quero agradecer ao povo de Barueri que, com o apoio e a credibilidade do prefeito Furlan entendeu que nós tínhamos que continuar esse grande governo”, completou se referindo à acirrada disputa pela Prefeitura em outubro do ano passado. Foi a primeira vez na história de Barueri que o próximo gestor foi decidido no segundo turno.
Beto Piteri foi eleito prefeito com 56,48% dos votos válidos (105.193 votos), enquanto Gil Arantes (União Brasil) recebeu 43,52% dos votos válidos (81.046 votos). Já o número de abstenções foi de 95.390 eleitores, o correspondente a 32,05%.
No 1° turno, uma diferença de apenas 1,6% dos votos válidos separou Beto Piteri da vitória. Na ocasião, Beto conquistou 48,39% dos votos válidos (97.708 votos) seguido de Gil Arantes com 39,83% (80.426 votos).