Nesta sexta-feira (3), o prefeito Welington Formiga e Guilherme Boulos, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência do Brasil, inauguraram o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia campus Cotia.
Em seu discurso, Boulos disse que em três anos e meio de mandato, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), inaugurou 111 unidades do Instituto Federal em todo o país. Já seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), nenhum.
Somente na região Oeste da Grande São Paulo, hoje, foram entregues dois: um em Cotia e outro em Osasco. O Instituto Federal de Osasco vai funcionar no antigo prédio da Fito (Fundação Instituto Tecnológico de Osasco) no Jardim das Flores.
O campus Cotia vai ter capacidade para atender até três mil alunos e está instalado na Rua Howard Archibald Acheson Júnior, 393, no Jardim Barbacena, onde funcionavam as Faculdades Europan.
A instalação foi viabilizada por meio de parceria da Prefeitura e o Governo Federal, responsável pela aquisição do prédio por R$ 41,5 milhões. A Prefeitura de Cotia entrou com o mobiliário. Ao todo foram investidos R$ 51 milhões,
Os cursos ofertados foram definidos após audiências públicas realizadas em 2025 e têm como foco o desenvolvimento sustentável.
De acordo com a diretora-geral da unidade, Lúcia Collet, a oferta será organizada em dois eixos tecnológicos: Controle e Processos Industriais e Produção Industrial.
No primeiro, serão oferecidos os cursos técnicos em Automação Industrial e em Sistemas de Energia Renovável. No segundo, estão previstos os cursos técnicos em Química e em Biotecnologia. Dentro da proposta de verticalização do ensino e formação de docentes, também está prevista a oferta do curso de Licenciatura em Matemática.