Na rodada decisiva do Final Four, no domingo (29), o Basket Osasco superou o anfitrião Brusque Basquete-SC por 102 a 73, na Arena Brusque, e conquistou o inédito bicampeonato do Brasileirão CBB, com direito a troféu e anel para os campeões.
Comandado pelo técnico Enio Vecchi, o time osasquense chegou ao segundo título em menos de um mês, já que no último dia 6 de junho conquistou a Liga Ouro, divisão de acesso ao NBB CAIXA, após virada histórica sobre o Cruzeiro.
É também o terceiro título nacional em um ano. Isso porque na temporada 2024 a Coruja também levantou a taça da competição organizada pela Confederação Brasileira de Basketball.
Os maiores pontuadores foram Matheus Weber, com 25 anotados, além de seis assistências e quatro rebotes, Murilo Alves, eleito o MVP da partida, com 23 pontos, oito rebotes e duas assistências, Anthony Harris, que registrou 17 pontos, sete assistências e quatro rebotes, e o capitão Hátila Passos, com oito pontos e incríveis 18 rebotes.
“Estamos muito felizes. Osasco respira esporte e o Basket Osasco ganhou um lugar no coração dos osasquenses, que torcem muito pelo nosso sucesso. Faço questão mais uma vez de agradecer ao prefeito Gerson Pessoa, que tem sido fundamental, à Câmara Municipal de Osasco em nome do seu presidente, vereador Carmônio Bastos, que sempre acreditou no nosso trabalho e nos apoiou, e ao secretário de esportes, Thiago Borges, por estar sempre presente. Estas vitórias só acontecem com muito trabalho, com muita dedicação e todo esse empenho irá apenas aumentar. Fomos o único time no Brasil a disputar simultaneamente as duas competições nacionais, Liga Ouro e Brasileirão CBB, fomos campeões dos dois campeonatos, e isso nos enche de orgulho. Agora vamos seguir a nossa caminhada com muita seriedade em busca do objetivo que é jogar a elite nacional e colocar Osasco no NBB”, destacou João Ricardo Lourenço, diretor executivo do Basket Osasco.
O técnico Enio Vecchi, que chega ao segundo título no comando da equipe, foi eleito o melhor técnico do campeonato. Logo após o jogo, ele celebrou a conquista e valorizou a dedicação de todos.
“Foi um resultado expressivo. Esse time já contava com alguns jogadores campeões e os que chegaram contribuíram muito para esse bicampeonato. Portanto, fico muito feliz, honrado e orgulhoso por contribuir nesta conquista, que valoriza muito o nosso trabalho. Ganhamos a Liga Ouro e agora o Brasileirão CBB, dois resultados marcantes e que ficarão para a história do basquete”, destacou o comandante.
Em seu quinto ano no cenário nacional, a Coruja disputou 64 jogos na história do Brasileirão CBB desde 2021, somando 40 vitórias e 24 derrotas. Na edição 2025 foram 10 vitórias em 13 partidas.