1 de fevereiro de 2025 04:57

Vereador sugere aulas de zumba e massagem para pais enquanto filhos fazem tratamento no CAPS
Senac Osasco oferece 4 mil bolsas de estudos; há curso de IA
Em dez meses Saúde de Barueri faz 87 mil atendimentos
Cotia e região estão sob alerta para fortes chuvas até domingo
Carapicuíba pode ganhar feira gastronômica noturna
Com Jacquin cozinhando ao vivo São Roque anuncia 70 eventos para este ano

1 de fevereiro de 2025 04:57

Vereador sugere aulas de zumba e massagem para pais enquanto filhos fazem tratamento no CAPS
Senac Osasco oferece 4 mil bolsas de estudos; há curso de IA
Em dez meses Saúde de Barueri faz 87 mil atendimentos
Cotia e região estão sob alerta para fortes chuvas até domingo
Carapicuíba pode ganhar feira gastronômica noturna
Com Jacquin cozinhando ao vivo São Roque anuncia 70 eventos para este ano

Comércio irregular entra na mira da ACIB, do 3° setor e da polícia em Barueri

Divulgação

Da redação     -
07 de agosto de 2023

A Associação Comercial e Industrial de Barueri (ACIB), juntamente com representantes de entidades do terceiro setor e autoridades do poder público, realizou uma reunião no último dia 3 de agosto para abordar a crescente preocupação com o comércio irregular que tem afetado o município.

O encontro, que ocorreu na sede da ACIB em Alphaville, contou com a participação de diversas organizações, incluindo a Secretaria de Segurança Pública de Barueri, Polícia Militar, Polícia Civil, Sociedade Centro Empresarial Tamboré (Socet), Guarda Civil Municipal, Associação Residencial Empresarial Alphaville (AREA), Conseg Alphaville/Tamboré e Associação Residencial e Empresarial Jubran (Arej).

Moacyr Felix, presidente da ACIB, enfatizou a importância da regularidade no comércio para o desenvolvimento da cidade e da indústria local. “O negócio irregular tem prejudicado não apenas o comércio em si, mas também a indústria que sustenta nossa comunidade. A falta de nota fiscal e a ocupação das vias públicas são questões preocupantes, inclusive com a venda de alimentos nas ruas, o que impacta negativamente os restaurantes e até mesmo os shoppings”, declarou Felix. Ele ressaltou o compromisso da ACIB em promover a regularização, incentivar um maior envolvimento das autoridades públicas e estabelecer uma fiscalização mais eficaz.

José Roberto de Oliveira, secretário adjunto de Segurança Pública de Barueri, ressaltou a produtividade da reunião. “Reunir pessoas que compartilham o interesse pela segurança e pelo ordenamento da cidade é sempre benéfico. O relatório gerado a partir deste encontro servirá como base para as futuras políticas públicas do município”, destacou Oliveira.

As preocupações dos munícipes em relação ao comércio irregular também foram enfatizadas durante o encontro. Gislane Gandra, presidente do Conseg Alphaville/Tamboré, salientou as diversas reclamações recebidas pela entidade. “Os moradores têm expressado suas preocupações sobre o comércio irregular em nossas reuniões. Eles mencionam riscos nas vias devido a caminhões estacionados e a movimentação de pessoas que param para comprar produtos. Além disso, há a evasão de divisas devido à falta de pagamento de impostos e à ausência de geração de empregos. A origem duvidosa das mercadorias também é uma questão relevante”, afirmou Gandra, defendendo uma fiscalização mais rigorosa para combater essa prática na região.

Joaquim Domingues, representante da Associação Residencial Empresarial Alphaville (AREA), ressaltou a necessidade de políticas públicas para preservar a qualidade de vida na cidade. “É crucial que Barueri, um município forte e impactante, mantenha seu diferencial. Isso deve ser visível para residentes, trabalhadores e visitantes”, afirmou Domingues.

Adriano Rodrigues, diretor da Associação Residencial e Empresarial Jubran (Arej), alertou para os prejuízos da concorrência desleal imposta pelo comércio irregular. “Essas ações têm causado transtornos no trânsito e deixado a segurança em uma posição vulnerável”, ressaltou Rodrigues.

O delegado da Polícia Civil Ednelson de Jesus, presente na reunião da ACIB, enfatizou a importância da cooperação para encontrar soluções. “Todas as partes abordaram os problemas, que estão afetando a segurança. Acredito que somente por meio dessa integração e do registro de informações poderemos chegar a uma resolução”, declarou Ednelson.

A reunião marcou um passo significativo na busca por soluções que garantam a regularidade e a prosperidade do comércio no município de Barueri. A ACIB e as entidades parceiras reafirmaram seu compromisso em trabalhar conjuntamente com o poder público para enfrentar os desafios impostos pelo comércio irregular e fortalecer a economia local.