O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) aprovou o Estudo de Viabilidade da futura Linha 22-Marrom do Metrô, que ligará Cotia ao bairro de Sumaré, na Capital. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado e libera o avanço de mais uma etapa do projeto.
Segundo informações divulgadas pelo site Via Trólebus, o aval do órgão estadual valida o traçado inicial do novo ramal, que prevê a ligação entre a estação Sumaré, da Linha 2-Verde, na capital paulista, e os municípios de Osasco e Cotia.
A análise do Condephaat era aguardada porque o trajeto passa por áreas históricas e regiões protegidas da capital, principalmente no bairro do Butantã. Com a aprovação, o projeto segue para as próximas etapas técnicas e de licenciamento.
Apesar do parecer favorável, o órgão definiu exigências que deverão ser cumpridas pela Companhia do Metropolitano de São Paulo antes do início das obras. Entre elas está a apresentação de um projeto executivo detalhando os impactos visuais e estruturais da linha em áreas próximas de patrimônios tombados.