O prefeito de Cotia, Welington Formiga, anunciou nesta segunda-feira (3) que vai construir o primeiro quartel da Guarda Civil Municipal da cidade e confirmou a convocação de 55 novos guardas municipais aprovados em concurso público. Os futuros agentes começam a Escola de Formação de Guardas no próximo dia 11 de novembro. Serão 560 horas de aula, entre teóricas e práticas.
Formiga também confirmou que assinou um convênio com a Polícia Militar para implantar a Atividade Delegada em Cotia. O programa permite que policiais trabalhem na cidade durante as horas de folga e recebam uma gratificação paga pela Prefeitura. “O município paga uma gratificação para os policiais militares que, em suas horas vagas, protegem a nossa cidade”, disse o prefeito.
Durante o anúncio, o prefeito fez um balanço das ações desde o início do mandato, em janeiro. Segundo ele, a Guarda Civil Municipal passou de oito para 44 viaturas e ganhou cinco bases móveis. Todos os guardas também foram promovidos, algo que não acontecia desde 2003.
Ele destacou ainda os investimentos em tecnologia, com a implantação do sistema de monitoramento Smart Cotia, conhecido como Muralha Cotiana, que usa totens com reconhecimento facial. “Todas as empresas e entidades poderão interligar suas câmeras a nossa Central de Monitoramento”, reforçou.
Além disso, Formiga afirmou que a cidade vai inaugurar uma das maiores centrais de monitoramento do Brasil e vai criar a Base da Guarda Ambiental. “A nossa Guarda Municipal terá seu próprio quartel, pela primeira vez na história”, afirmou.
Segundo o prefeito, as ações buscam reforçar a segurança e ampliar o trabalho integrado entre a GCM e a PM. “Com muita articulação, Cotia já está entre as 100 cidades mais seguras do Estado e vamos melhorar esses índices. Quero a população tranquila e com orgulho de viver em nossa cida-de”, concluiu.