A Prefeitura de Cotia vai equipar a Guarda Civil Municipal (GCM) com uma nova arma não letal. O equipamento, chamado de BolaWrap 150, será comprado com dinheiro de uma emenda parlamentar.
A tecnologia funciona como uma espécie de algema que é lançada à distância. Ao ser disparada, ela solta um fio de kevlar — material super-resistente — que se enrola nos braços ou pernas da pessoa, imobilizando sem machucar.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o processo de compra ainda está em andamento. Depois que o equipamento for entregue, os guardas vão passar por treinamento para aprender o uso correto. “Findado o processo de aquisição dos equipamentos, a corporação passará por treinamento, para uso correto desta tecnologia no dia a dia, conforme a necessidade que será avaliada pelo agente de segurança no momento da ocorrência”, explicou o secretário de Segurança, GCM Fabrício Dourado.
Segundo Dourado, a nova arma poderá ser usada em casos de menor risco, como em situações com pessoas em surto. “Há casos em que o indivíduo não é criminoso, mas está em surto e pode representar perigo. A arma não letal pode ajudar nesse tipo de atendimento”, disse.
Com essa iniciativa, Cotia será a primeira cidade do país a ter guardas municipais utilizando essa tecnologia.