A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a ViaMobilidade, concessionária que administra as Linhas 8-Diamente e 9-Esmeralda, se reuniram para falar sobre as constantes falhas apresentadas desde o início da concessão, em janeiro deste ano.
Durante o encontro os representantes chegaram à conclusão de que os trens emprestados pela CPTM estavam em situação crítica de manutenção e zeladoria, pois foram retirados das Linhas 11-Coral e 12-Safira da Companhia. As condições dos trens teriam comprometido a operação da ViaMobilidade nas Linhas 8 e 9.
Ficou decidido então que a CPTM vai fornecer peças para manutenção dos trens e dos trilhos, até que a Alstom entregue os 36 novos trens para a ViaMobilidade.
O prazo é de 18 meses após a assinatura do contrato de concessão. O governador de São Paulo também teria prometido uma força tarefa para que as obras de melhoria e modernização das estações, incluindo Lapa, Comandante Sampaio, Imperatriz Leopoldina, Sagrado Coração, Grajaú, Osasco e Santo Amaro andem mais rápido e sejam cumpridas dentro do prazo.
O Ministério Público de São Paulo não descartou pedir o rompimento de contrato de concessão da CPTM com a ViaMobilidade caso as sucessivas falhas continuem acontecendo.