Tramita na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) o projeto de lei nº 796/2021 que institui o Dia Estadual do Locutor de Rodeio, a ser comemorado, anualmente, em 22 de outubro.
“Tratando-se do universo dos rodeios, a figura do narrador é essencial, afinal, ele é considerado um personagem do espetáculo, que transforma em palavras as cenas que ocorrem dentro das arenas. Podemos relacionar o trabalho do narrador com o do mestre de cerimônias que interage e anima a plateia com o seu carisma”, citou o deputado Cezar, autor do projeto.
Para ele, instituir o Dia do Locutor de Rodeio é uma forma de destacar a importância social, econômica e cultural destes profissionais. “Eles realizam relevante trabalho nos rodeios e em outras provas que acontecem em quase todo território nacional”, completou.
O rodeio, prova do laço, prova de tambores e cavalgadas são atividades que fazem parte da tradição e da cultura em todo estado de São Paulo e no Brasil.
No Brasil, ocorrem anualmente mais de três mil rodeios, com público pagante de 29 milhões. “Além da dimensão cultural, o rodeio gera empregos e movimenta economias locais. No estado de São Paulo, são mais de 2 mil eventos que movimentam o comércio local e fortalecem as tradições históricas”, ressaltou Cezar.