Recentemente a vereadora de Carapicuíba, Vanessa Maia (PSDB), esteve em Brasília em busca de recursos para implementação de projetos na área da Saúde. “Eu sempre falo que a Saúde do nosso município está na UTI e a gente tem alguns projetos que a gente quer tirar do papel e para isso a gente precisa de recurso. Então a gente tem que ir até Brasília para poder viabilizar esses projetos”, disse durante a sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (13).
Na tribuna, ela contou que esteve reunida com a vice-primeira dama Lu Alckmin para debater projetos para o município e também visitou os gabinetes de deputados federais.
“Inclusive, em uma dessas minhas idas nos gabinetes eu ainda tive que ouvir de alguns deputados que todo recurso que vier para nossa cidade a partir de agora vai ser enviado por uma lupa porque realmente a gente não sabe em qual finalidade estão utilizando o recurso”, declarou.
Vanessa Maia foi a parlamentar de Carapicuíba que puxou o fio do novelo sobre a denúncia de desvio de finalidade de uma emenda Pix de R$ 200 mil que deveria ter sido utilizada para compra de um castramóvel.
A denúncia da vereadora foi feita na sessão ordinária do dia 1º de abril. “Eu descobri que o recurso foi usado para infraestrutura e não para comprar castramóvel. Só tem a informação que foi usado para reurbanização, não tem mais nenhuma outra informação”, criticou durante a sessão”, disse na ocasião.
Uma semana depois, o jornal Metrópoles trouxe a denúncia do “paraíso Carapicuíba” no destino deste tipo de emenda parlamentar. Ao todo, a cidade já recebeu R$ 157 milhões dessas emendas desde 2020, mas nem mesmo parte dos parlamentares que destinaram os recursos sabem onde foi parar o dinheiro.
Isso porque a cidade apresenta várias falhas na prestação de contas, o que é criticado por políticos e até pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A explosão de emendas Pix para Carapicuíba aconteceu na gestão do ex-prefeito Marcos Neves (PSDB). Atualmente, quem assumiu foi o nome apoiado por ele: professor José Roberto (PSD).