Em entrevista ao Diário da Região, Beto Piteri, pré-candidato a prefeito de Barueri confirmou sua saída do PSDB e filiação a outro partido político para disputar as eleições de 2024. É certo que ele deixará o ninho tucano. Só não está definido ainda quem “ganhará” essa disputa. E olha que tem pretendente, hein? No mínimo dez legendas querem Beto Piteri.
Questionado sobre a oferta tentadora do Republicanos, feita em plena Câmara Municipal por Marcos Pereira (presidente nacional do partido), Piteri disse que ficou muito feliz com o convite e tem um respeito enorme pelo partido que tem em suas fileiras o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
“Nós estamos formando uma frente partidária ampla. O Marcos Pereira é muito querido nosso, participamos da campanha dele em Barueri, junto com a deputada estadual Bruna Furlan. Ele teve uma participação importante na nossa cidade. Fiquei muito feliz com a proposta do Republicanos. Claro que a gente fez uma avaliação. Estamos fazendo avaliações ainda. O Republicanos é um partido que está nessa gama de partidos que estão nos apoiando. Junto com os partidos, vamos tomar as decisões que tem que ser tomadas”, explicou Piteri.
Embora exista mais de um amor, a assinatura de filiação partidária não permite ‘bigamia’, e Beto Piteri terá de escolher. Cauteloso em explicar que ainda não se definiu, o escolhido de Furlan deixou escapar que “a tendência será acompanhar o partido do prefeito”. Isso significa que o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, está se saindo um verdadeiro “don juan” quando o assunto é “filiação partidária”.
Recentemente, Alckmin levou Rubens Furlan para o PSB, um político respeitado e que termina no próximo ano seu sexto mandato como prefeito de Barueri. Na cidade, “Furlan é o cara”. Se conquistar a filiação de Beto Piteri, o vice-presidente conseguirá ter na legenda um político com grandes chances de ser o próximo prefeito de Barueri, um município com orçamento superior a R$ 5 bilhões e que emplaca o14º PIB do Brasil.
Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), até julho deste ano, os 12 partidos com mais filiados, na ordem, em Barueri são: MDB; Republicanos; PSDB; PTB; PL; PT; União Brasil; PSB; PDT; Avante; Patriota e PP. Dez desses doze querem Beto Piteri.