Em entrevista exclusiva ao Diário da Região, o secretário da Educação de Osasco, Cláudio Piteri, revelou que apenas dois notebooks foram danificados desde o início da entrega dos equipamentos aos alunos da rede municipal de ensino.
Os notebooks foram disponibilizados para alunos do terceiro, quarto e quinto anos do Ensino Fundamental, beneficiando cerca de 24,7 mil estudantes. Com o fim do ano letivo, os alunos do quinto ano devolvem os computadores para a Prefeitura, que avalia a possibilidade de reaproveitamento.
“Nós tivemos só duas máquinas que quebraram por vandalismo, mas esse índice é muito pequeno mesmo. A perda foi muito pequena. Menos de 5%. Não houve ocorrências de roubo porque o notebook não tem valor de mercado e o uso dele é muito restrito. Além disso, ele também tem um localizador”, revelou o secretário.
O kit entregue aos alunos inclui, além do notebook, um extensor USB, modem para acesso à internet, fone de ouvido, mouse e fonte bivolt. Os dispositivos contam com uma variedade de ferramentas, conteúdos e jogos que complementam as atividades escolares, além de softwares de comunicação e soluções educacionais.