Produzido pela Prefeitura e considerado um dos maiores espetáculos do Brasil ao ar livre, o Drama da Paixão de Santana de Parnaíba acontece nos dias 2 e 4 de abril, na Barragem Edgard de Souza, a partir das 20h30.
Em sua 29ª edição, o espetáculo é encenado em meio a uma megainfraestrutura montada em uma área de 15 mil m². O espaço, localizado na Estrada dos Romeiros, recebe 14 réplicas alusivas aos locais sagrados de Jerusalém, como Palácio de Pilatos, templo, Casa de Maria, mesa para a Santa Ceia, aquedutos romanos, cruz e cenáculo.
A adaptação artística é feita com base em passagens do Velho e Novo Testamento da Bíblia Sagrada, e o tema da primeira fase do espetáculo é exclusivo a cada ano, seguindo para segunda fase que revive o nascimento, a vida, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
Neste ano, na primeira parte do espetáculo, o público irá acompanhar a encenação sobre “Moisés e os Dez Mandamentos”, que narra a trajetória épica de Moisés, desde seu nascimento como hebreu salvo das águas até se tornar príncipe do Egito e, posteriormente, o libertador de seu povo. Ele lidera a saída dos israelitas da escravidão, atravessa o Mar Vermelho e recebe as Tábuas da Lei no Monte Sinai, guiando o povo em direção à Terra Prometida.
A segunda parte dá início à trajetória de Jesus, com o anúncio do Arcanjo Gabriel à Maria de que ela seria a escolhida para ser a mãe do filho de Deus. Já a terceira parte acontece quando os sacerdotes começam uma trama contra Jesus, passando pela prisão, morte e ressurreição.
Um dos momentos que promete emocionar o público é a ascensão de Jesus aos céus, deixando sua mensagem de amor e paz, como uma reflexão para toda a humanidade.
O espetáculo tem cerca de três horas de duração e acontecerá às margens do Rio Tietê, no km 40 da Estrada dos Romeiros, com acesso pelo portão 2. A entrada é gratuita, mas é solicitado a quem puder a doação de 1kg de alimento não perecível, que será encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade.