Para sanar um dos principais problemas enfrentados na cidade, o descarte incorreto de entulho e lixo, a prefeitura instalou seis ecopontos em diferentes bairros. Com o funcionamento intensificado a partir do ano de 2017, nos últimos 4 anos, os locais recolheram 88 mil toneladas de entulho e mais de 8 mil toneladas de madeira, que são encaminhados para a destinação correta.
Além dos ecopontos, a prefeitura também trabalha em operações diárias de limpeza urbana, cata-treco e campanhas de conscientização. E para ajudar e colaborar na fiscalização do descarte irregular, a administração lançou o WhatsApp Denúncia.
Agora, quem flagrar infratores jogando entulho em via pública, pode gravar ou tirar foto da placa do veículo e mandar junto com informações para 94126-4022. A Lei nº 3519/18 proíbe o depósito de lixo ou entulho em calçadas, ruas, bocas de lobo, canteiros, jardins e praças públicas. Quem faz o descarte irregular pode ser multado. A penalidade varia de acordo com a quantidade de material despejado e pode chegar até R$ 9.000,00.
Os seis ecoponto funcionam no Jandaia (estrada do Gopiúva, 1557); no Santa Brígida (rua Peruíbe, 4); no Veloso (avenida Jatobá, 576); na Regional Cohab (avenida Brasil, 292); na Aldeia (rua José Ailton de Camargo, 75) e no Ariston (avenida comendador Dante Carraro, 333). De segunda à sexta, das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h. O horário de recebimento de materiais durante a semana é das 8h30 às 16h30.