A vereadora Elsa Oliveira (Podemos) fez uma indicação à prefeitura de Osasco para implantação de uma farmácia de manipulação municipal na cidade. Segundo ela, a medida vai oferecer inúmeros benefícios à população.
No documento, a parlamentar explicou que quando um paciente vai a uma consulta, o médico prescreve um medicamento pronto, industrializado, com os parâmetros previamente estabelecidos para atender o maior número de pessoas. Os chamados “princípios ativos” entram um uma fórmula única, que atende o geral, sem personificação. Já um medicamento manipulado permite uma série de modificações nesta fórmula, como concentração, quantidade e forma na qual o remédio será consumido.
Outra vantagem ressaltada pela vereadora é o custo do medicamento manipulado. “Sabemos que farmácias convencionais são apenas pontos de venda e os valores variam de acordo com uma prática comercial e não de acordo com a qualidade do medicamento ofertado”.
“Além dos benefícios que já conhecemos, medicamentos manipulados são uma opção de tratamento aos médicos, com a vantagem de atender as necessidades individuais do paciente, o que pode combater intolerâncias e alergias, por exemplo”, finalizou Elsa.