O candidato a prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, declarou que o futuro Hospital e Maternidade Santa Ana vai estar no ranking dos dez melhores do país. Essa é a meta dele se for eleito prefeito da cidade pela terceira vez.
Construída 100% com recursos próprios da Prefeitura de Santana de Parnaíba, a obra do novo hospital está em fase final. Atualmente são realizados reparos internos, ajardinamento e instalação de equipamentos.
Além da construção do edifício e da infraestrutura interna, o local vai contar com equipamentos eletromédicos, como raios-x fixos e móveis, tomógrafo, arcos cirúrgicos, autoclaves, lavadora ultrassônica, estativas, focos cirúrgicos, alarmes e réguas de gases.
Entre os aparelhos instalados recentemente está o tomógrafo Multslice de 64 canais, considerado um equipamento de última geração. O aparelho tem capacidade para atender pacientes com até 230 quilos e faz todos os exames de tomografia, incluindo exames de angiotomografias das coronárias de forma não invasiva, tridimensionalmente (3D), para verificar se há resíduos nas paredes das artérias do coração.
Localizado na avenida Geraldo Cezar, que faz ligação com a Estrada dos Romeiros e a nova ponte sobre o rio Tietê, o hospital e maternidade terá cerca de 14 mil m² de área, com pronto-socorro infantil, pronto-socorro adulto e centros cirúrgicos.
A unidade contará com efetivo de cerca de 1,3 mil profissionais e vai oferecer atendimento de média complexidade, podendo realizar cirurgias de pequeno e médio porte. Serão 200 leitos entre adultos e pediátricos.
No local serão ofertadas mais de 20 especialidades médicas, entre elas cardiologia, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, cirurgia torácica, cirurgia plástica restauradora, neurologia, neurocirurgia, proctologia e psiquiatria.
Também serão oferecidas especialidades não médicas, como fisioterapia, serviço social, psicologia, fonoaudiologia, nutrição e enfermagem.
A estimativa é prestar mais de 200 mil atendimentos no pronto-socorro do hospital e realizar mais de 1,3 mil partos por ano.