O comandante Erivan, responsável pela Guarda Civil Municipal de Osasco, confirmou que nas últimas 24 horas dois procurados da Justiça foram presos com ajuda das câmeras de reconhecimento facial instaladas no Calçadão da Rua Antônio Agú, na região central da cidade.
O comandante postou vídeos das detenções em suas redes sociais. Os dois homens algemados circulavam tranquilamente pelas ruas do Centro e desconheciam a existência das câmeras. Um deles estava, inclusive, fazendo compras com a companheira.
Os 50 equipamentos com essa tecnologia entraram em funcionamento em 14 de agosto. Segundo o prefeito Gerson Pessoa, em entrevista ao Diário da Região, os equipamentos já estavam instalados, mas não podiam entrar em operação antes que fossem homologados pela Secretaria de Segurança do Governo do Estado de São Paulo, processo que aconteceu ontem.
Além das câmeras de reconhecimento facial, o prefeito explicou que, atualmente, a cidade conta com 2 mil câmeras de monitoramento ligadas ao COI (Central de Operações Integradas), mas esse número pode saltar para 7 mil com o programa de Política Municipal de Videomonitoramento e Videomonitoramento Compartilhado.
Na prática, o Videomonitoramento Compartilhado permite que câmeras de segurança de empresas, comércios e até residências possam dividir suas imagens com o COI. Se adesão ao programa for grande, a medida amplia em mais de 300% o monitoramento em Osasco, com cobertura em quase todos os bairros.