A prefeitura de Barueri recebeu, na tarde desta quinta-feira, 28, 4.400 chromebooks que serão distribuídos nas escolas da rede municipal de ensino para serem usados por alunos e professores. A carga chegou dividida em três caminhões. Para a compra dos equipamentos o prefeito Rubens Furlan (PSDB) investiu cerca de R$ 8,5 milhões.
“É uma carga extremamente valiosa porque diz respeito à educação de nossos alunos de forma moderna. São R$ 8,5 milhões de investimentos na educação apenas no primeiro mês desse meu sexto mandato”, disse Furlan.
A rede municipal de ensino já conta com 10.750 chromebooks, que são utilizados por docentes e alunos a partir dos 6 anos de idade. Agora, a rede conta com 15.150 aparelhos. A meta é dobrar esse número. “Precisamos chegar em 30 mil chromebooks para atender toda a rede de forma satisfatória e todos os dias”.
A iniciativa dos chromebooks integra o projeto Google For Education, implementado há 3 anos no município. “Não vamos perder para escolas particulares. Quem quiser pagar, paga, mas quem não quiser venha para a rede pública municipal que está bombando”, completou Furlan.
Em Barueri as aulas presenciais na rede municipal devem ser retomadas no dia 1º de março. A data ficou decidida durante reunião do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste), na segunda-feira, 25, que contou com a presença dos onze prefeitos que compõem o Consórcio. O encontro resolveu ainda que o ano letivo de 2021 inicia no dia 8 de fevereiro com as aulas on-line.
Em Barueri o calendário prevê uma ampla reunião de pais já no próximo dia 6 de fevereiro. O encontro será realizado de forma virtual, por intermédio de plataforma a ser divulgada pela gestão de cada uma das 110 escolas da rede municipal.
De acordo com o prefeito Rubens Furlan, a nova data visa garantir a segurança de alunos e professores. “Entendemos que no dia 1º de março uma grande parte dos professores da rede estarão vacinados. Esta é uma forma que encontramos para não prejudicarmos esse ano letivo e impedir que esse vírus faça um estrago maior para o processo de aprendizagem de nossas crianças e jovens”.
Para o cumprimento dos protocolos que priorizem toda segurança aos alunos, professores, gestores e funcionários das escolas, uma série de medidas foi colocada em prática como reforma das escolas para garantir ventilação e distanciamento social, criação de banners e cartazes com orientações sobre a prevenção à Covid-19, distribuição de EPI´s como álcool em gel, higienizadores, máscaras, entre outros materiais para todas as unidades de ensino.