Após um ano e quatro meses sem aulas presenciais por causa da pandemia de Covid-19, os alunos da rede municipal voltaram às salas de aulas essa semana. Rematada aconteceu em todas as cidades da região. Em Osasco, o retorno aconteceu nesta quarta-feira (4) e foi comemorado pelo prefeito Rogério Lins. “Hoje é um dia de fé e esperança de tempos melhores pra todos nós! Depois de mais de um ano, iniciamos o retorno parcial das aulas presenciais com segurança! Em breve estaremos com todas as escolas com 100% dos nossos alunos! Deus nos abençoe e proteja nesse novo tempo!”, divulgou em suas redes sociais.
Em Osasco as escolas funcionarão inicialmente com 50% da capacidade e em sistema de rodízio. Cada aluno vai receber um cartão da cor azul ou da cor verde. Os estudantes com cartão verde frequentam a escola de segunda, quarta e sexta-feira. Os com azul de terça e quinta-feira. Na semana seguinte inverte. O prefeito explicou que, inicialmente, cabe aos pais decidirem se os filhos retornarão ou não à escola e adiantou que o retorno será desafiador. “Muitos pais têm nos procurado, preocupados com o comportamento das crianças e a preocupação pedagógica e já nos preparamos para acompanhar e suprir esses desafios”.
A prefeitura ressaltou que todos os professores e funcionários da educação escolar já estão vacinados contra a Covid com a segunda dose. Além disso, estão preparados para receber e orientar os alunos sobre os cuidados de prevenção à disseminação do novo coronavírus. Além disso, todas as unidades escolares seguem orientações sobre higienização frequente de mãos e distanciamento social, EPIs como álcool em gel, tapetes sanitizantes, termômetros e máscara, além da sanitização frequente dos ambientes.