O Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) já fechou 121 Centros de Formação de Condutores, as chamadas autoescolas, por fraude em 2025. Com o aumento na fiscalização, diversos CFC tiveram a licença cassada por irregularidades constatadas em provas, aulas e veículos.
Na região, uma autoescola de Itapevi foi suspensa após o Detran constatar que a avaliação era conduzida de forma fraudulenta a partir da recepção. A apuração poderá resultar na cassação do registro de credenciamento dos envolvidos. Segundo o jornal Folha de Alphaville, em Barueri, neste ano, foram realizadas: uma cassação, uma suspensão e uma advertência. Em 2024, uma suspensão. Na cidade de Santana de Parnaíba, em 2025, foram: uma cassação e duas advertências. No ano anterior, não foram contabilizadas sanções.
De acordo com o Detran, a fraude é confirmada quando as equipes flagram, por exemplo, veículos que deveriam estar em uso estacionados em frente à autoescola; salas completamente vazias no horário destinado às aulas teóricas; ou ausência de instrutor ou alunos em aula. Também foram identificados casos em que provas teóricas eram registradas como realizadas sem que, de fato, houvesse a aplicação do exame.
Dentre os municípios com maior número de CFCs penalizados, a capital paulista ocupa a primeira posição em 2025 (28 cassações), seguida por Guarulhos (5) e Campinas (4). Em 2024, São José dos Campos e Bauru apareciam na frente.
O aumento na fiscalização faz parte de uma iniciativa do Detran para preservar a integridade do processo de formação dos condutores.