O deputado estadual Emidio de Souza (PT) apresentou um Projeto de Lei nº 379/2025 alterando o nome do Memorial da América Latina para homenagear o Papa Francisco, em reconhecimento do valor cultural, político e humanista do primeiro papa da América do Sul. Pela proposta, o Memorial deve passar a ser chamado de Memorial da América Latina – Papa Francisco.
“Ao atribuir o nome de Papa Francisco ao Memorial da América Latina, o Estado de São Paulo reconhece o profundo valor cultural, político e humanista de uma das figuras mais influentes do século XXI, cujos princípios se coadunam com os ideais de integração latino-americana, fraternidade entre os povos e valorização da diversidade cultural que inspiraram a criação da própria Fundação Memorial da América Latina”, justifica o deputado no projeto.
De acordo com a proposta, a fundação mantenedora do Memorial deverá adotar o novo nome do espaço em sua comunicação institucional, em materiais de divulgação, plataformas digitais e outros documentos oficiais. Além disso, o projeto prevê que a Secretaria da Cultura tem até 90 dias após a publicação da lei para tomar as providências necessárias para a implementação do novo nome.
“Sua trajetória e seu legado transcendem as fronteiras do campo religioso, tendo se consolidado como referência mundial de humildade, diálogo interreligioso, defesa da justiça social e combate à exclusão”, argumenta Emidio.