A Câmara Municipal de Osasco realizou, na manhã de quarta-feira (3), reunião com representantes da Enel, concessionária de distribuição de energia em Osasco.
Treze vereadores participaram do encontro que aconteceu no Plenário Tiradentes e contou com a presença do diretor de Relações Institucionais da empresa, Marcos Augusto Mesquita, da gestora de Clientes Públicos, Danieli de Andrade Mohacsi, e da especialista em atendimento, Nadja Souza.
Segundo Mesquita, apesar de todas as dificuldades que o setor enfrenta, o estado de São Paulo ainda possui as menores tarifas do país e não corre risco de apagões.
“Mesmo com toda a crise hídrica, estudos revelam que dificilmente teremos apagões, mas, infelizmente tudo aponta que a energia que ficará ainda mais cara. A dica é que as pessoas economizem. A gente sabe que tem gente que não tem mais o que e de onde economizar. Mas precisamos gerar consciência para que todos economizem”, afirmou Mesquita.
Em seguida, Mesquita esclareceu que a ENEL não tem controle sobre a tarifa, pois ela é definida pelo contrato de concessão, mas frisou que, ao criarem consciência para economizar, todos saem ganhando.
Apontou também que estados e municípios não interferem nessa questão tarifária, visto que a relação das concessionárias é feita com a ANEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Mesquita comentou que o último reajuste seria em torno de 22%, mas ficou em 9,4%, porém, “um pedaço dessa conta será incorporado no reajuste do ano que vem”, lamentou.
A próxima reunião entre vereadores de Osasco e representantes da ENEL ficou marcada para a segunda semana de fevereiro de 2022.