O prefeito Rogério Lins informou, nesta terça-feira (21), que a primeira Escola do Futuro, em construção no Jardim D’Avila,.em Osasco, vai receber o nome de Silvio Santos. O dono do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) faleceu nesta semana aos 93 anos. A sede da emissora fica na cidade.
Em entrevista ao Diário da Região, em fevereiro, Cláudio Piteri, secretário municipal da Educação, disse que as Escolas do Futuro que serão construídas no município vão ter, além de salas de aula modernas, piscina, teatro, quadras poliesportivas, sala de informática, biblioteca e a primeira sala maker da rede municipal de ensino.
A sala maker é um espaço preparado para o aluno desenvolver sua criatividade em interação com ferramentas digitais e tecnológicas. Existe um projeto na Secretaria da Educação para abrir salas makers nos dois CEUs (Centro de Educação Unificada), no.Zilda Arns e no José Saramago.
Ao todo, Osasco vai construir três Escolas do Futuro, além da do Jardim D’Avila outras duas unidades serão feitas no Jardim Rochdale e no Jardim 1º de Maio. Cada uma deve gerar cerca de mil vagas em período integral.
A cidade conta com quatro escolas que funcionam em período integral. Além disso, a Prefeitura também atende, em parceria com o Planeta Educação, cerca de 5 mil alunos do Ensino Fundamental com o programa ‘Mais Tempo na Escola’, onde as atividades são realizadas no contraturno escolar.