A futura Linha 22-Marrom do Metrô deve transportar cerca de 678 mil passageiros por dia. Os dados fazem parte do edital do projeto básico do novo ramal, que vai ligar Cotia à estação Sumaré, na Zona Oeste da capital paulista. A expectativa é de que as operações comecem até 2040.
O pedido de Licença Ambiental Prévia da Linha 22-Marrom já foi formalizado junto à Cetesb. O projeto é apontado como uma alternativa de mobilidade para moradores da Região Oeste da Grande São Paulo e usuários da Rodovia Raposo Tavares.
Segundo os estudos, a estação Granja Viana deve receber cerca de 17 mil passageiros por dia. O número está entre os menores previstos para o novo ramal, ao lado das estações São George, com estimativa de 10 mil usuários diários, e Vital Brasil, com 13 mil.
O estudo também aponta que as estações Sumaré e Cotia-Km 26 devem concentrar os maiores fluxos, com previsão de 78 mil passageiros por dia cada. Na sequência aparecem Faria Lima, com 71 mil usuários; Teodoro Sampaio (Cardeal Arcoverde), com 70 mil; Hebraica-Rebouças, com 51 mil; e USP-Praça do Relógio, com 49 mil passageiros diários.
Segundo o levantamento, o trecho de maior carregamento deverá ficar entre as estações Hospital Universitário e USP-Praça do Relógio, no sentido São Paulo. A estimativa é de até 37,2 mil passageiros por hora, por sentido, nos horários de pico.
O edital prevê que a Linha 22-Marrom tenha 31,32 quilômetros de extensão, totalmente subterrâneos, além de 19 estações ao longo do trajeto. O sistema foi projetado para operar com trens de cinco carros e capacidade para 1.274 passageiros por composição.