Bares, restaurantes e lojas de conveniência estão proibidos de venderem bebidas alcoólicas depois das 20 horas. A determinação é do governo do estado de São Paulo e passa a valer a partir deste sábado, 12. O anúncio foi feito nessa sexta-feira, 11, durante coletiva de imprensa realizada no Instituto Butantan.
Além disso, o governo estadual também mudou o horário de funcionamento de atividades noturnas. Bares poderão funcionar até às 20 horas, já restaurantes e lojas de conveniência poderão ficar abertos até às 22 horas, desde que não ultrapassem o limite de 12 horas de funcionamento por dia.
Segundo o estado, as restrições foram definidas devido à mudança de perfil etário na demanda por leitos hospitalares de COVID-19. Entre março e novembro, a maioria das vagas era solicitada para pacientes com idade entre 55 e 75 anos. Nas últimas três semanas, os adultos jovens, com idade entre 30 e 50 anos, passaram a ser maioria entre nesta demanda. Os jovens com idade entre 20 e 39 anos representam 40% dos novos casos confirmados e 3,6% das mortes por COVID-19.
“São essas as medidas que serão tomadas e iniciadas a partir da 0h do dia 12 e terão a duração de 30 dias, prorrogáveis seguindo os índices da pandemia”, declarou Jean Gorinchteyn, secretário da Saúde. “Temos a necessidade não só de reforçar o sistema de saúde, mas também adotando medidas emergenciais e tendo a possibilidade de uma vigilância que nos garanta a segurança da população”, acrescentou.