Durante coletiva de imprensa, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, ressaltou que algumas cidades da Grande São Paulo, mesmo com a região na fase amarela, estão recebendo recomendação para que adote as medidas restritivas da fase vermelha.
“Trabalhamos com critérios técnicos e objetivos. A capacidade hospitalar de hoje não atingiu índices que colocariam a região na fase laranja, mas o estado age imediatamente assim que necessário como fez hoje, trazendo sete regiões para a fase laranja. Oito municípios da região metropolitana estão tendo a recomendação para virem para a fase vermelha”, disse Vinholi.
Na lista estão Carapicuíba, Embu das Artes, Ferraz de Vasconcelos, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Mairiporã e Mogi das Cruzes. “São municípios que estamos recomendando que possam aumentar suas restrições”, completou.
A fase vermelha é a mais restritiva do Plano São Paulo onde a determinação é fechar tudo e manter em funcionamento apenas atividades essenciais.