8 de junho de 2026 08:29

Alphaville começa a ter delivery aéreo do iFood com droneport dentro dos residenciais
Metrô inicia sondagem de solo em Cotia; perfurações devem atingir 27 metros de profundidade
Bruno Lima foi responsável por contrato investigado de R$ 108 milhões com produtora de “Dark Horse”
Duas mulheres são presas com 14 tijolos de maconha em imóvel na Avenida Brasil em Osasco
Você viu isso? Mulher é empurrada e cai no vão entre trem e plataforma da Linha 9-Esmeralda
Sergio chama Flávio Bolsonaro de ‘traidor da pátria’ após Trump impor tarifaço depois de reunião em senador

8 de junho de 2026 08:29

Alphaville começa a ter delivery aéreo do iFood com droneport dentro dos residenciais
Metrô inicia sondagem de solo em Cotia; perfurações devem atingir 27 metros de profundidade
Bruno Lima foi responsável por contrato investigado de R$ 108 milhões com produtora de “Dark Horse”
Duas mulheres são presas com 14 tijolos de maconha em imóvel na Avenida Brasil em Osasco
Você viu isso? Mulher é empurrada e cai no vão entre trem e plataforma da Linha 9-Esmeralda
Sergio chama Flávio Bolsonaro de ‘traidor da pátria’ após Trump impor tarifaço depois de reunião em senador

Estado vai multar em até R$2 mil quem passar trote para PM e Bombeiros

Divulgação

Da redação     -
11 de agosto de 2022

O governador Rodrigo Garcia assinou nesta quinta-feira (11) decreto que regulamenta a aplicação de multas e outras penalidades para as pessoas que aplicarem trotes telefônicos ao Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo (COPOM) e ao Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (COBOM). O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

 

“Estou aqui para regulamentar a lei para evitar o trote, com a punição administrativa na área civil, que multa aquele que passar trote ao COPOM e COBOM. Nós temos uma estrutura montada para atender à população de São Paulo voltada às ocorrências do estado e não é possível conviver com quase 7,11% de trotes que são dados todos os dias aqui no COPOM, desviando as forças policiais para algo que não existe”, disse Rodrigo Garcia.

 

O decreto regulamenta a Lei 14.738/2012, que possibilita a aplicação de multa no valor de R$ 2.148,70 a quem aplicar trote aos centros. A quantia é referente a 67,21 Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (UFESP), que atualmente equivale a R$ 31,97 cada. Os valores arrecadados serão destinados ao Fundo de Incentivo à Segurança Pública (FISP).

 

Será considerado trote acionar o COPOM ou COBOM de modo indevido, ilícito, desnecessário, ou que possa acarretar perturbação, suspensão ou atraso na prestação de serviço público. Quando um dos centros de operações receber uma destas ligações, o policial irá preencher um Auto de Infração por Trote Telefônico com todas as informações da ligação. Esse documento será analisado e poderá gerar uma instauração de processo administrativo para aplicação da multa.

 

Os policiais poderão solicitar para as empresas de telefonia informações do responsável pela linha telefônica. Durante o curso do processo, o autor pode solicitar o acesso da ligação, que ficará gravada e armazenada, e poderá se defender com apresentação de provas. Após a decisão, caberá apenas um recurso por escrito, uma única vez, no prazo de 15 dias.

 

A multa deverá ser paga em 30 dias. Caso não aconteça o débito, o autor será inscrito em dívida ativa e Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (CADIN Estadual).

 

O COPOM e o COBOM são responsáveis pelo socorro imediato, atendendo aos pedidos da população relacionados, sobretudo, as emergências. Em 2021, o Copom recebeu 19 mil chamadas, sendo que 7,11% foram trotes.