“Estamos confiante”, disse Rubens Furlan (PSDB), prefeito de Barueri, após a reunião com o governador João Doria (PSDB) e os demais 644 prefeitos do estado de São Paulo. O encontro, que aconteceu online devido a pandemia do novo coronavírus, foi para apresentar o plano de imunização contra a Covid-19. Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 7, o governo voltou a afirmar que a imunização contra a Covid começa no próximo dia 25. “Vamos nos preparar para garantir que a população de Barueri tenha acesso à imunização”.
Durante a reunião, o secretário de estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, listou aos prefeitos os detalhes do plano. A primeira etapa de vacinação vai priorizar profissionais da saúde, pessoas com 60 anos ou mais e grupos indígenas e quilombolas. A expectativa do estado é que 9 milhões de pessoas sejam imunizadas na primeira etapa, com a aplicação de 18 milhões de doses, até o dia 28 de março. A campanha coordenada pela Secretaria Estadual da Saúde em parceria com os 645 municípios paulistas visa dobrar o total de postos de vacinação dos atuais 5,2 mil para até 10 mil. A estimativa é de que a vacinação envolva cerca de 79 mil profissionais, com 54 mil trabalhadores do setor da saúde e 25 mil agentes da segurança pública para garantir a segurança da população e evitar aglomerações nos locais de imunização.
Essa semana, Furlan declarou que compraria a vacina se fosse permitido. “Eu gostaria de comprar cerca de 200 mil doses [da vacina] com dinheiro da prefeitura para poder imunizar o nosso povo, mas parece que eles não vendem. Primeiro tem que ser para a União, depois para os estados e então para os municípios”.