Desde sexta-feira (9) Barueri está na fase Verde do Plano SP de retomada da economia e, com isso, o presidente da Câmara de Barueri, Fabião (PSDB), ‘convocou’, durante sessão dessa terça-feira (13), que os vereadores que fazem parte do grupo de risco da Covid-19 e estão afastados voltem a participar das sessões.
“Quero pedir que os vereadores que estão em grupo de risco que estejam na Casa. Até porque alguns estão conseguindo fazer campanha, e se estão fazendo campanha podem participar da sessão. O decreto do governo não isenta mais esse público de participar das sessões”. A próxima reunião está marcada para a próxima terça-feira (20). Dentre os parlamentares afastados estão Jânio (MDB), Barrão (PDT), José de Melo (Republicanos) e Zé Baiano (Avante).
O assunto surgiu após o vereador Silvio Macedo (PSC) pedir a Fabião que a Câmara pense na possibilidade de permitir a presença dos assessores parlamentares no plenário e, inclusive, autorizar a participação dos moradores da cidade que queiram acompanhar as sessões pessoalmente.
“Quero pedir para que a gente repense as sessões nesta Casa. Sem a assessoria no plenário nosso trabalho fica um pouco prejudicado. E acho que poderíamos pensar em retomar as sessões com o público, obviamente seguindo todos os protocolos da fase Verde”, sugeriu Silvio.
“Provavelmente a Câmara será reaberta, tanto ao público quanto para funcionários, ainda esta semana”, concluiu Fabião.
Após o recesso parlamentar de julho, a Câmara de Barueri voltou com os trabalhos legislativos presenciais. Até esta semana foram 11 sessões ordinárias. Todos os vereadores disputam a reeleição.