16 de junho de 2026 22:08

Santana de Parnaíba deve economizar R$ 20 milhões por ano com placas solares
Osasco terá noite com trilhas de cinema, Beatles, Queen e Coldplay à luz de velas
Osasco prevê orçamento de R$ 5,5 bilhões para 2027
Após dois meses preso por engano, homem é absolvido e reencontra a família
Cotia inaugura primeiro ponto de ônibus humanizado da cidade neste sábado
Asfalto cede com guindaste, rua é interditada e carro acaba ‘engolido’ por cratera

16 de junho de 2026 22:08

Santana de Parnaíba deve economizar R$ 20 milhões por ano com placas solares
Osasco terá noite com trilhas de cinema, Beatles, Queen e Coldplay à luz de velas
Osasco prevê orçamento de R$ 5,5 bilhões para 2027
Após dois meses preso por engano, homem é absolvido e reencontra a família
Cotia inaugura primeiro ponto de ônibus humanizado da cidade neste sábado
Asfalto cede com guindaste, rua é interditada e carro acaba ‘engolido’ por cratera

Fase de transição segue até dia 30 com permanência do toque de recolher

Foto: Eliane Tafu

Da redação     -
09 de junho de 2021

O governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (9) a prorrogação da fase de transição do Plano São Paulo para todo o Estado até o dia 30 de junho. As regras atuais permanecem as mesmas: funcionamento das atividades econômicas até as 21 horas e permissão de 40% de ocupação nos estabelecimentos.

“Devido ao aumento dos índices da pandemia, sobretudo em algumas áreas localizadas aqui do estado de São Paulo, o Centro de Contingência decidiu prorrogar por mais duas semanas a atual fase de transição. É uma medida de cautela e de proteção de vidas, e temos a certeza de que estamos evoluindo de forma segura nas próximas semanas”, afirmou Doria. 

Estabelecimentos comerciais, galerias e shoppings podem funcionar das 6h às 21h. O mesmo expediente é seguido por serviços como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, teatros e museus. Para evitar aglomerações, a capacidade máxima de ocupação nos estabelecimentos liberados continua limitada em 40%.

Permanecem liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social. O toque de recolher continua nas 645 cidades do Estado, das 21h às 5h, assim como a recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores do comércio, serviços e indústrias.

No entanto, o Centro de Contingência recomenda que os municípios com taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) acima de 90% estão autorizados a avaliar a necessidade de adotar medidas mais restritivas do que as regras estabelecidas na fase de transição do Plano São Paulo.

“O Centro de Contingência vê com preocupação o momento da pandemia, com uma elevação ainda que numa velocidade pequena do número de internações hospitalares e de UTI, e por isso recomendou avaliação de cada município com mais de 90% de ocupação dos leitos de UTI”, reforçou o Coordenador Executivo do Centro de Contingência da Covid-19, João Gabbardo. 

Nesta quarta-feira, a taxa de ocupação de UTIs por pacientes graves com Covid-19 está em 82,1% no Estado e em 79,4% na Grande São Paulo. O total de internados em UTIs era de 11.189 em todo o Estado, com outros 13.358 pacientes em vagas de enfermaria.