A Prefeitura de Cotia anunciou que quatro novas escolas municipais passaram a funcionar em tempo integral. Com isso, a rede municipal passa a ter 14 unidades escolares neste formato, com turmas desde o berçário até o 5º ano do Ensino Fundamental, onde os alunos permanecem na escola por, no mínimo, sete horas diárias.
Nestas escolas, os estudantes têm a possibilidade de participar de diversas oficinas no contraturno, entre elas: oficinas de música, meio ambiente, educação bucal, projeto de horta, teatro, dança, robótica, ioga, entre outros, de acordo com a capacidade estrutural da unidade escolar.
De acordo com a Secretaria da Educação, a ampliação da oferta de escolas em tempo integral deve continuar e existe um estudo em andamento para analisar a distribuição das matrículas para o atendimento neste formato.
Uma das considerações feitas pela Secretaria para implementação do tempo integral é a região em que a unidade escolar está instalada, regiões com maior vulnerabilidade socioeconômica, por exemplo, têm prioridade.
Atualmente, Cotia conta com salas de ensino em tempo integral nas seguintes unidades escolares: CEUC Prefeito Carmelino Pires de Oliveira; E.M Jornalista Maria do Carmo de Almeida; EM José Manoel de Oliveira; E.M Prof.ª Otília Freire dos Santos Shimada; E.M Francisco Camilo; E.M Idelfonço Emiliano de Brito; CE bairro São Miguel; CE Jd. Araruama; CE João Pires Mendes; CE José Roberto Maceno; CE Graciliana M. da Conceição; CE Rita Heduvirges Fortes, E.M Cândido Pinto e E.M Aguinaldo Souza Estrela.