O secretário municipal de Relações Institucionais, Alexandre Frota, pretende acionar o Ministério Público contra a empresa Ekko Group Incorporação e Participações proprietária de um empreendimento imobiliário abandonado na Rua Walter Steurer, nº 1.400, na Granja Viana, em Cotia.
Frota visitou o local onde inúmeros sobrados tiveram as obras paralisadas. Como as casas são de alto padrão, todas possuem piscinas inacabadas que acumulam água da chuva e se tornam criadouros para mosquitos da dengue e chikungunya. O secretário filmou a água parada.
Segundo Frota, o empreendimento encontra-se em estado de completo abandono há algum tempo, o que tem facilitado a proliferação não só de mosquitos transmissores de doenças como esconderijo para usuários de drogas.
Um dos tapumes de aço, colocados para cercar o empreendimento, foi derrubado por vândalos, agravando a situação de desleixo e negligência. Não está descartada a invasão de ladrões em busca de algo de valor.
Frota pretende acionar, além do MP, as Secretarias Municipais do Verde, Meio Ambiente e Agricultura; da Saúde; da Habitação; a Vigilância Sanitária e Epidemiológica; a Secretaria de Obras e Infraestrutura e a Secretaria de Segurança Pública. A Ekko Group também tem obras paralisadas em Osasco.