Nessa semana os prefeitos de Barueri, Carapicuíba, Jandira, Itapevi e Santana de Parnaíba se reuniram, por meio de videoconferência, com o governador João Doria, para tratar medidas de enfrentamento contra a alta de casos de coronavírus. Barueri entrou na mira de Doria por ter apresentado 20% de aumento no número de internações em uma semana. O governo do Estado pediu aos municípios participantes ampliação de testagem, remobilização de leitos para a Covid-19, divulgação do uso obrigatório de máscaras e, principalmente, coibição de aglomerações. “Ainda antes da reclassificação do Plano SP, a prefeitura já havia ampliado a testagem da população assintomática para mais uma semana – o que seria até 5 de dezembro agora segue até dia 11”, afirmou a assessoria de imprensa ao Diário.
Leitos para Covid-19 também não serão um problema caso haja aumento de pacientes. “Como Barueri não desmobilizou os leitos de Covid-19, não será necessário improvisar novas instalações de saúde. O Hospital Municipal continua atuando como referência para a doença e o Pronto-Atendimento do Jardim Paulista segue como hospital de retaguarda exclusivo para o coronavírus”, conforme nota da imprensa. Já sobre as aglomerações, a prefeitura afirmou que vai manter a fiscalização da Guarda Municipal e da Vigilância Sanitária, mas também aposta na conscientização das pessoas para que as regras sanitárias sejam respeitadas nesta época de fim de ano.
O agendamento do exame para assintomáticos pode ser feito via APP Saúde Barueri, disponível gratuitamente nas principais lojas de aplicativos para celulares Android e IOS, pelo Portal da Prefeitura (www.portal.barueri.sp.gov.br) e pelo call center no número (11) 4349-0600, mas este apenas para pessoas com mais de 60 anos. Podem fazer os testes moradores da cidade que tenham mais de 18 anos de idade. O exame realizado é o RT-PCR, baseado em material colhido pelo nariz e a garganta. A coleta está sendo realizada no estacionamento do Ginásio de Esportes José Correa, localizado na Avenida Guilherme P. Guglielmo, 1000, Bethaville; no sistema de drive-thru. O resultado sai em até 72 horas e é disponibilizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência do morador. Já os pacientes com sintomas de Covid-19 devem procurar um Pronto-Socorro para atendimento. Esses casos são submetidos ao teste rápido, que utiliza uma pequena gota de sangue e cujo resultado sai em cerca de 15 minutos.