O prefeito de Barueri Rubens Furlan (PSB) esteve com o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) no último dia 4, no Palácio dos Bandeirantes, durante reunião com prefeitos das cidades que compõem o Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste).
Durante o encontro, Furlan conversou com Tarcísio sobre o início dos atendimentos do Hospital Regional Rota dos Bandeirantes, recém construído em Barueri.
No dia 1º de setembro deste ano, a Prefeitura entregou à gestão do Estado de São Paulo a obra do Hospital Regional. A expectativa é que a unidade inicie os atendimentos no primeiro semestre de 2024.
A nova unidade hospitalar é resultado de um convênio firmado desde 2019 entre a Prefeitura de Barueri, que doou o terreno, o projeto e pagou metade da construção, e o Governo Estadual que complementou os demais gastos com a obra e vai manter o prédio em funcionamento, o que inclui contratação de pessoal e equipamentos em operação.
O Hospital Regional vai oferecer atendimento de média e alta complexidade está localizado na avenida Aníbal Correia, no Jardim San Diego, entre o Parque Viana e Jardim Paulista (bairro Votupoca).
A unidade tem 442 vagas descobertas de estacionamento, 17 elevadores e 360 leitos, com atendimento em oncologia com quimioterapia e radioterapia, cardiologia, ortopedia, neurologia/neurocirurgia e cirurgia bariátrica na alta e média complexidade. Do total de leitos previstos, 50 serão de UTI.
Além disso, o Hospital Regional tem oito salas cirúrgicas, 16 poltronas de quimioterapia e 20 consultórios; leitos de RPA (Recuperação Pós-Anestésica), Pronto Atendimento com 28 leitos de observação, hospital-dia com 20 leitos, salas equipadas com tomografia e ressonância magnética; parque tecnológico de última geração com acelerador linear, hemodinâmica e aparelhagem completa e digital, dentre outras áreas específicas.
O hospital atenderá também outros municípios. Dessa forma, a Prefeitura de Barueri pretende transformar o HMB (Hospital Municipal de Barueri) doutor Francisco Moran em unidade específica para a cidade.
Também participaram da reunião no Palácio dos Bandeirantes o vice-prefeito de Barueri, Beto Piteri; o presidente do Cioeste e prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos (PL), e os prefeitos de Santana de Parnaíba, Marcos Tonho (PDT); de Itapevi, Igor Soares (Podemos); de Carapicuíba, Marcos Neves (PSDB); e de Cotia, Rogério Franco (PSD).