Famoso por fazer a coleta de lixo fantasiado, gari Leozinho (Podemos) é pré-candidato a vereador em Itapevi. Um vídeo dele vestido de bailarina viralizou nas redes sociais em março deste ano. Com sorriso no rosto e felicidade contagiante, o gari torna leve seu o trabalho e o dia de quem cruza seu caminho.
Em entrevista ao programa Tá na Hora, gari Leozinho disse que começou a se fantasiar em janeiro depois que encontrou, no lixo, uma saia, uma blusinha e um sutiã. “Todo mundo começou a me receber bem, comecei a ver o sorriso de todo mundo e pra mim foi gratificante ver o sorriso do próximo. Daí fui comprando fantasia, ganhando fantasia e estamos aí levando alegria para a cidade”, disse.
Leozinho é casado com Priscila e pai de quatro filhos: Ravi Miguel, de 2 anos; Henrique, 5; Carol, 9; e Guilherme, 10. Há dois anos é gari graças a um amigo. “Eu estava desempregado. Meus filhos estavam precisando das coisas e meu amigo conseguiu a vaga de emprego. E hoje sou muito grato a Deus e a ele. Se os meus filhos tem o que tem é graças à oportunidade que ele me deu na empresa”.
Ele tem, praticamente, uma fantasia para cada dia da semana, dentre elas a de bailaria, que foi a encontrada no lixo; de anjinho e do bob esponja. Próximo ao Dia das Mães, além de recolher os sacos de lixos, ele ainda distribuiu rosas para as mulheres.
Faça chuva faça sol, Leozinho está nas ruas recolhendo o lixo de segunda-feira a sábado. Por dia, ele percorre entre 40km a 45km. “É um trabalho árduo, mas fica mais leve. É bom, eu gosto porque a gente vai cansando, vai sorrindo e vai descansando ao mesmo tempo”, comentou.
Essa não é a única pré-candidatura de gari no Brasil. Na cidade de Rio Negro, no Paraná, o gari Vinício Kiatkoski é pré-candidato à prefeitura. Filiado ao PSD, ele vai encabeçar a chapa majoritária que tem como pré-candidato a vice o doutor Rodrigo Gondro (PL). Os nomes têm apoio dos partidos Podemos, Republicanos, PRD, PSB e MDB.